sexta-feira, 17 de junho de 2011

Permitir ou não o uso da wikipédia como fonte de pesquisa para nossos alunos

Oficina de Leitura Contando História

Discutimos sobre a questão de permitir ou não o uso da Wikipédia como fonte de pesquisa por nossos alunos e chegamos ao consenso que como nosso projeto é referente à leitura, acreditamos que toda fonte de pesquisa com conteúdo útil deve ser aproveitada.
Sabemos que a wikipédia é uma enciclopédia livre, onde todos podem contribuir com informações sobre os mais variados temas ali existentes, e que a equipe que monitora a enciclopédia “filtra” as informações postadas antes de publicá-las. Portanto, é uma fonte segura de pesquisa.
O que temos que fazer sempre em nosso cotidiano enquanto professores, é orientar nossos educandos a comparar sites, não ficarem presos apenas a wikipédia. Sempre solicitamos no referencial bibliográfico no mínimo três fontes de pesquisa, afim de que os alunos comparem e discutam as informações, e havendo contradições nos sites procurem outras fontes de pesquisas como livros, revistas e a nossa orientação.
Consideramos que as redes de comunicação desde que bem orientadas quanto ao uso são ótimas ferramentas de trabalho, portanto não há motivos para não permitirmos o uso das mesmas. Ainda mais quando se trata de estimular a leitura em nossas crianças e jovens, temos que trabalhar com as ferramentas do cotidiano deles – a internet.

Elizabeth, Ezane, Renata e Zenilda

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fotos do projeto

Projeto de leitura

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
PROJETO: OFICINA DE LEITURA CONTANDO HISTÓRIA
TURMAs : 4°e  5°  ANO DO ENSINO FUNDADENTAL


CURSISTAS: ZENILDA APARECIDA DE CASTRO, ELIZABETH CHRISTINA GHIRALDI GONÇALVES, RENATA  CRISTINA  VIEIRA, EZANE PETRONA AZEVEDO E  LUZIA DE FÁTIMA FERNANDES ASSUNÇÃO


MUNDO NOVO/MS-
Abril/2011




Justificativa:

 O Projeto oficina de leitura parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura em torno da escola é benéfico à comunidade e aos alunos, por propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar os alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais, adquirindo o gosto pela leitura, pode garantir o seu sucesso ao longo de toda sua trajetória escolar, além de ampliar sua compreensão de mundo.

Uma prática de leitura intencional, cotidiana, vivenciada por alunos e também por professores, alicerça-se numa comunidade de leitores, mas para isto é necessário tanto decodificar – pois decifrar o escrito é poder ler com autonomia – quanto identificar interpretar e construir significados.

A proposta parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura para além dos limites intra-escolares, envolvendo o entorno da escola é, não só um benefício quanto uma necessidade emergencial de propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais, assim como viabilizá-los deste ambiente para  garantir o seu sucesso ao longo de toda sua trajetória no contexto social que ora se apresenta.

 



Objetivos:
-Formar leitores numa proposta inovadora de ensino da leitura, tendo em vista a criação de um ambiente escolar propício à irradiação da leitura entre os alunos e outros membros da comunidade.
-Partilhar o conhecimento e construir a cidadania através da leitur

METODOLOGIA



- Apresentação de vários tipos e gêneros literário;
- Identificação das personagens dos textos;
- Conto das histórias oral e através de mímica.


Avaliação:



- Participação e desenvolvimento dos alunos.